Experiências na feira livre

Compartilho com os amigos "Experiências na feira livre " que é um texto leve, em forma de metafora, que escrevi em homenagem aos meus alunos de metodologia da pesquisa com o intuito de facilitar a compreensão sobre o conceito estatísitco de erro amostral. 

PROJETOS DE PESQUISA CIENTIFICA E PEDAGOGICA_final_30_08

É com muita alegria que anuncio e disponibilizo em PDF meu mais recente livro publicado: Projetos de pesquisas científica e pedagógica: o desafio da iniciação científica. Editora Casa da Educação Físi

 

O Desafio da Iniciação Científica

Projetos de pesquisas científica e pedagógica

Este livro, de certa forma, é um relato de experiências. Experiências de mais de vinte anos lecionando epistemologia e metodologia da pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação, principalmente na área da educação física e ciências do esporte. São os textos que compartilho com meus alunos. Fazem muitos anos e, portanto, repetidamente reescrito. À cada crítica, à cada erro descoberto, nas mudanças de ponto de vista. Semestre a semestre. Um livro incompleto por natureza. Como tal, publicá-lo absolutamente não significa que está finalizado. Significa que está vindo à público para enfrentar novos desafios, novas críticas para ser reescrito e renovado. Tem a forma de um manual introdutório para a elaboração de projetos de pesquisas científica e pedagógica. Discorre sobre as fases de um projeto de pesquisa, porém sem deter-se em regras burocráticas do tipo normas da ABNT. Escrito em linguagem coloquial em parágrafos numerados com o intuito de reduzir a velocidade da leitura e estimular a reflexão. Pretende que os leitores, a partir da escolha pessoal de uma tema de pesquisa, possam progressivamente preparar formalmente seu projeto. Todavia, ao rever os documentos para compor esta publicação houve a necessidade de incluir alguns temas relevantes que eu não havia incluído em meu plano de curso. Ciente das minhas limitações e pelo reconhecimento da competência de alguns de meus amigos e colegas próximos convidei: Graciele Sbruzzi para escrever sobre pesquisa de revisão sistemática e metanálise; Marcelo Silva para apresentar um breve manual de utilização do END NOTE; Alberto Reppold Filho sobre a Ética em Pesquisa; Anelise Gaya para escrevermos sobre a escolha do método estatístico e Arlete Brasiliense sobre pesquisa avaliativa.

Agradeço com muito afeto meu amigo Cláudio Boschi presidente da Fundação Casa da Educação Física de Minas Gerais que se prontificou a editar a obra impressa. Este livro não tem valor comercial, é para ser compartilhado. Pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde de que citado adequadamente sua fonte e, esperamos para breve disponibilizá-lo em forma digital para oportunizar o acesso pleno aos estudantes de iniciação científica.

 

 

Prof. Adroaldo Cezar Araujo Gaya

UFRGS e CNPQ

O Projeto Esporte  Brasil é um grupo de pesquisa da UFRGS e CNPQ dedicado ao estudo dos parâmetros de crescimento corporal, estatuto nutricional e apidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo de crianças e jovens brasileiros. O PROESP-Br oferece aos professores de educação física uma bateria de testes e medidas, critérios de avalição e um sistema amigável via internet para apoio científico e pedagógicao www.ufrgs.proesp.br  

Ao disponibilizarmos a última versão do manual temos a pretenção de auxiliar os professores de educação física com um sistema de avaliação simples, que não exige material sofisticado, de fácil aplicação, todavia sem descuidar das exigência científicas de validade, fidedignidade e objetividade. Constitui-se como um instrumento que permite aos professores acompanhar os parâmetros de crescimento e da aptidão física de seus alunos, bem como pretende estimular a prática da pesquisa científica no espaço escolar e do esporte educacional.

Para qualquer informação adicional, mantemos-nos à disposição em www.proesp.ufrgs.br

ou no email. www.acgaya@esef.ufrgs.br

Adroaldo Gaya e Anelise Gaya

 

PROJETO ESPORTE BRASIL

Aos colegas professores de educação física disponibilizamos a última versão do Manual do Projeto Esporte Brasil -2016.

Garopaba Santa Catarina

EDUCAÇÃO FÍSICA. Ordem, caos e utopia

EDUCAÇÃO FÍSICA: ORDEM, CAOS E UTOPIA 

Este é uma obra rica e estimulante na medida em que Adroaldo Gaya dá uma importante contribuição, agregando suas reflexões ao universo de outras já formuladas, envolvendo questões epistemológicas que buscam clarificar e exprimir a verdadeira identidade da Educação Física. O seu posicionamento, estruturado na conjunção das vivencias acadêmica e de intervenção profissional, ambas longas e produtivas, enfrenta e procura esclarecer problemas fundamentais do pensamento contemporâneo desta área do conhecimento e que pela complexidade envolvente, deverá gerar olhares diferenciados e polêmicos, nem por isto excludentes, enriquecedores de novas interrogações.

 Cláudio Augusto Boschi

Presidente do Instituto Casa da Educação Física

Neste livro Adroaldo Gaya tem a companhia de Jorge Bento e Rui Garcia da Univrersidade do Porto, Marcelo Nascimento da UNIVASF, Alberto Reppoldo Filho e Patrícia Fontana, Luciana Paludo, Anelise Gaya da UFRGS que abordam sobre as principais manifestações da cultura corporal do moviment humano.

A edição impressa foi inicalmente publicada em 2015 pela Fundação Casa da Educação Física que, sob a presidência de Cláudio Boschi tem oferecido uma colaboração impar para a comunidade da educação física dos países de língua portuguesa ao editar um conjunto de autores relevantes de nossa comunidade acadêmica.

Esperamos que ao disponibilizar este livro em forma digital possamos compartilhar com muitos colegas professores de Educação Física as procupações que envolvem aspectos epistemológicos, pedagógicos e científicos de nossa querida educação física.

O livro em sua totalidade ou  parte pode ser reproduzido, desde que citada corretamente sua fonte.

Adroaldo Gaya

adroaldogaya@hotmail.com